SUV único

em-29-01

Por Percy Faro

A cada novo produto a Porsche reafirma o conceito projetado e criado pelos seus fundadores, Ferdinand e Ferry, de se posicionar à frente no seleto segmento dos automóveis esportivos em todo o mundo.

É uma cultura praticada há mais de 60 anos e que acaba de ser renovada com o Macan. O modelo chegou ao Brasil abrindo novas perspectivas para a Porsche, baseado numa plataforma que reúne parâmetros diferenciados em termos de esportividade, tecnologia, desempenho e prazer ao dirigir um SUV premium compacto.

Comercializado no mercado brasileiro nas versões S e Turbo,o Macan possui as características que identificam a Porsche – aceleração máxima, alto poder de frenagem, ampla potência de motor, agilidade e precisão de direção – tanto nas estradas pavimentadas como em pisos irregulares.
Como acontece em todos os veículos da marca, alto nível de conforto e praticidade no uso diário também são imediatamente reconhecidos no novo SUV alemão.
Da mesma forma, o capô envolvente e a linha levemente inclinada do teto destacam sua elegância esportiva porque muitos elementos de design foram reproduzidos de outros carros da Porsche e aprimorados para o Macan.

A versão S é equipada com motor V6 biturbo de 3,0 litros, com 340 cv de potência.

Incorpora também tração ativa nas quatro rodas controlada eletronicamente, uma característica técnica comum a todas as versões do Macan. A transmissão de dupla embreagem com sete marchas transfere a potência conforme necessário e quase sem interrupções, permitindo que o Macan S acelere de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos.
A velocidade máxima é 254 km/h e os valores europeus de consumo de combustível ficam entre 11,1 e 11,5 km/l.

Outras características inconfundíveis do Macan incluem suas proporções, o design e os pneus de uso misto nas rodas de aro grande. Os bancos do motorista e do passageiro estão colocados em uma posição baixa, típica dos carros esportivos, e o volante multifuncional possui alavancas de troca de marcha.

em-29-02

Entre equipamentos opcionais está o sistema de suspensão a ar, que o Macan disponibiliza com pioneirismo em seu segmento.
Outro requinte técnico é o PTV Plus, especialmente adaptado para o Macan. O PTV é um sistema de vetoramento de torque,que distribui diversos níveis de torque às rodas traseiras e trabalha em conjunto com um bloqueio de diferencial no eixo traseiro,controlado eletronicamente.

Mesmo quando está parado, detalhes de design tomados dos carros esportivos da Porsche ressaltam o que o Macan tem a oferecer em termos de desempenho.
Um exemplo disso é o formato de janela lateral e a linha descendente do teto até a traseira do carro, conhecida como a linha de extensão da Porsche, que indicam uma clara alusão ao 911. As asas traseiras também têm o perfil suave do 911.

Já em relação ao 918 Spyder, considerado o veículo que evoluiu ainda mais o DNA do design Porsche, o Macan herda esta mesma característica, e o formato básico de seus faróis principais se baseia no do lendário modelo.

Todas as versões do Macan saem de fábrica com o botão Sport,localizado no console central, à esquerda do seletor de marchas.
Quando pressionado, o sistema de gestão eletrônica domotor faz com que a resposta do motor seja ainda mais rápida.

em-29-03

Um desafio marcante no desenvolvimento da carroceria do Macan foi a meta de criar um veículo que mostrasse imediatamente ser um Porsche quando comparado a outros SUV compactos.
Ou seja, criar um carro esportivo único para este segmento de mercado.

Considerando as diversas características do veículo,entre elas um dos sistemas de direção mais avançados do mundo e o mais recente estágio de evolução da tração nas quatro rodas, certamente a meta foi alcançada.

Resta agora ao Macan, que significa tigre no idioma indonésio,agir de acordo com seu nome: potente e pronto para atacar a todo o momento e em qualquer terreno.

em-29-04