Mobilidade sustentável

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Por Percy Faro

A presença da BMW na mobilidade elétrica cresce a cada dia, em uma caminhada sem volta rumo ao futuro. Criou até uma nova marca, a BMW i, produzindo dois modelos, o BMW i3 e o BMW i8. O trabalho de pesquisa e desenvolvimento, realizado desde 2007, como parte do Projeto i, estabeleceu as bases da mobilidade sustentável influenciadas pelas mudanças ambiental, econômica e social em todo o mundo. Com isso, o BMW Group já tem posição de liderança e inovação na definição de mobilidade pessoal com a criação de veículos e serviços premium, enquanto a BMW i tem como missão oferecer produtos de qualidade superior com emissão zero.

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O BMW i3 foi o primeiro veículo produzido em série pela nova marca e também o primeiro carro premium do mundo com um sistema propulsor totalmente elétrico. Design, conceito de espaço e características de condução são parte de um pacote global que apresenta uma experiência totalmente nova de mobilidade livre de emissões. É o resultado da arquitetura em conjunto com a tecnologia do sistema propulsor, ambas desenvolvidas internamente no BMW Group exclusivamente para os modelos BMW i.

O motor elétrico, a eletrônica de potência e a bateria de íon de lítio projetados para o BMW i3 são exemplos da tecnologia BMW eDrive, que engloba qualquer conceito BMW capaz de produzir pura propulsão elétrica e zero emissões. É uma base particularmente significativa da BMW EfficientDynamics na exploração da mobilidade futura. Em outras palavras, o sistema propulsor totalmente elétrico do BMW i3 representa a expressão mais completa possível da avançada tecnologia BMW eDrive.

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Ao ser projetado desde o início para incorporar um sistema de propulsão totalmente elétrico, o i3 tem várias vantagens sobre veículos de conversão, no qual o motor original de combustão é trocado posteriormente por um motor elétrico. Por exemplo, em um veículo de conversão o espaço destinado para o tanque de combustível ou sistema de escape não podem ser utilizados para fins particularmente construtivos. No BMW i3 não houve necessidade desse tipo de compromisso.

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O motor elétrico gera potência de 170 hp, disponível a qualquer momento, pesando apenas 50 kg e com densidade de potência e capacidade de resposta sem precedentes no mundo da mobilidade elétrica. Sua construção mantém um fluxo linear de potência dentro dos níveis mais altos da faixa de rotação. O BMW i3 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,2 segundos. O conceito de controle por pedal único também contribui para uma experiência de condução envolvente. O modo de recuperação é ativado assim que o motorista tira o pé do acelerador. O motor elétrico troca de modo de propulsão para o modo gerador, alimentando a bateria de íon de lítio. Ao mesmo tempo, o motor gera um efeito de frenagem precisamente controlável. Esta recuperação é sensível à velocidade, o que significa que o carro “anda sem tração”, com a máxima eficiência em altas velocidades, e gera um forte efeito de frenagem em baixas velocidades.

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A bateria de íon de lítio permite que o BMW i3 alcance uma autonomia de 130 a 160 km na condução diária. Entretanto, esta marca pode ser ampliada para até 300 km por meio da seleção dos modos ECO PRO e ECO PRO+ na condução do dia a dia. O segundo carro da BMW i, o BMW i8, é um modelo sport híbrido plug-in que também revela a versatilidade da linguagem do design, como a leveza do estilo, a segurança, a eficácia e o prazer de dirigir, atributos esses compartilhados com o BMW i3, concebidos para a direção ágil, urbana e confortável.

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Incorpora um motor de combustão de três cilindros que desenvolve 231 hp e aciona as rodas traseiras, enquanto que o motor elétrico, de 131 hp, aciona o eixo dianteiro e obtém a sua energia de uma bateria de íons de lítio que pode ser carregada por meio de uma tomada doméstica comum.

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Tem autonomia de até 37 quilômetros e uma velocidade máxima de 120 km/h somente à base de energia elétrica, em uma experiência de condução de excelente estabilidade, com todas as rodas comandadas por uma poderosa aceleração e perfeita dinâmica de distribuição de potência em curvas. A mais forte das duas fontes de energia aciona as rodas traseiras e utiliza o impulso elétrico proveniente do sistema híbrido para proporcionar o prazer de dirigir característico dos veículos da BMW, ao mesmo tempo que oferece ótimos níveis de eficácia.

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A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em apenas 4,4 segundos. Mesmo assim, o consumo de combustível combinado – como calculado no ciclo de teste europeu para veículos híbridos plug-ins – se mantém a 2,1 litros por 100 quilômetros (aproximadamente 47 km/l). Um fato é inquestionável: com os modelos i3 e i8 a BMW i colocou os pés na mobilidade elétrica plenamente consciente em relação à sustentabilidade sem distanciar-se da real interpretação do prazer de se dirigir um BMW.

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