Jaguar XE/Missão a Cumprir

emocao-33-01

O mais novo Jaguar a pisar no Brasil tem tudo para cumprir a missão de ser o mais dinâmico no segmento de sedãs médios premium. Outra vez a marca britânica de veículos de luxo não poupou esforços para inovar ainda mais em termos de engenharia automotiva. Os atributos estão fartamente espalhados em cada uma das quatro versões do XE.

Por: Percy Faro / Fotos: Juan Esteves

A 2.0 Si4 Pure, a versão de entrada, tem bancos e volante multifuncional em couro e detalhes contrastantes no painel de instrumentos. O design “Riva Hoop” do painel, trazido do XJ, torna o interior ainda mais envolvente. Entre outras tecnologias estão o sistema stop-start, transmissão automática de 8 velocidades, sistema de monitoramento de pressão nos pneus, faróis xenon com luzes de circulação diurna em LED e sensor de estacionamento traseiro. Já a versão 2.0 Si4 Pure Tech procura alinhar a relação custobenefício da versão Pure com a inclusão de equipamentos que proporcionam mais conforto e estilo – itens como teto solar elétrico, câmera traseira de estacionamento e limpadores de para-brisa automáticos com sensor de chuva. Para quem não abre mão da esportividade foi reservada a versão 2.0 Si4 R-Sport, que traz body kit exclusivo que ressalta o visual agressivo do XE, com saias laterais, parachoques dianteiro e traseiro diferenciados e um elegante e discreto aerofólio traseiro.

A esportividade está também destacada em sua performance, com suspensão recalibrada para proporcionar ao condutor ainda mais dinamismo. Os ajustes dos assentos do motorista e do passageiro incorporam sistema de memória. O modelo possui ainda coluna de direção ajustável eletricamente e rodas aro 18”.

emocao-33-02

As versões Pure, Pure Tech e R-Sport são equipadas com motor 2.0 Si4 turbo de 240 cv de potência e 340 Nm de torque, capaz de levar o XE aos 250 km/h de velocidade final, controlada eletronicamente. Aliado à transmissão de 8 velocidades, o modelo garante respostas rápidas aos comandos do motorista, muita agilidade em situações de ultrapassagem e extremo conforto em velocidade de cruzeiro. A versão mais esportiva do novo Jaguar é a XE S. Incorpora um motor 3.0 V6 Supercharged com 340 cv de potência e 450 Nm de torque – o mesmo propulsor que equipa o superesportivo F-TYPE. O XE S é o único veículo em seu segmento capaz de sair da imobilidade e atingir os 100 km/h em apenas 5,1 segundos. Assim como as demais versões, é equipado com câmbio de 8 velocidades, com opção para trocas sequenciais por meio de paddle shifts na parte de trás do volante. Aliado ao motor V6 a versão conta com o sistema Adaptive Dynamics, com amortecedores ativos e configuráveis, que o torna ainda mais dinâmico e conectado à pista.

emocao-33-03

Externamente, o para-choque dianteiro exclusivo tem entradas de ar maiores para um melhor desempenho do motor V6 Supercharged. A versão traz ainda o inédito headup display, com tecnologia a laser que proporciona maior definição na imagem projetada no para-brisa dianteiro, além de sensor de estacionamento 360º, monitor de ponto cego com sensor de aproximação de veículos e detecção de tráfego em marcha a ré.

O XE é o mais rígido e aerodinâmico sedã esportivo já produzido e também o primeiro a ser equipado com direção elétrica assistida, configurada para entregar respostas ágeis e fiel sensibilidade aos mínimos comandos do motorista, além de utilizar menos energia em comparação com o tradicional sistema hidráulico.

emocao-33-04

O XE chega para completar a linha de sedãs da Jaguar, encaixando-se logo abaixo do modelo XF e do luxuoso XJ, topo de linha da marca. Sua carroceria em alumínio é a essência dos princípios fundamentais de eficiência aerodinâmica – é o único carro em sua categoria com intensivo uso de alumínio em seu monobloco, mais de 75%. Ele foi construído sob a herança histórica do icônico Mark II, o primeiro sedã esportivo da Jaguar, um carro que misturava esportividade, performance e dinâmica em uma carroceria de quatro portas e estilo marcante.

Conclui-se, portanto, que diante de tantos atributos a missão do novo Jaguar já está garantida por aqui.

emocao-33-05

Jaguar 2.0 litros i4 240 cv Turbocharged a Gasolina

Jaguar 2.0 litros i4 240 cv Turbocharged a Gasolina

DESEMPENHO (ESTIMATIVA DO FABRICANTE)
Aceleração de 0 a 100 km/h em segundos: 6,8
Velocidade máxima km/h: 250

MOTOR
Cilindrada (cc): 1999
Potência máxima EEC – cv: 240
em rev/min: 5500
Torque máximo EEC – Nm (libra-pé): 340
em rev/min: 1750-4000
Transmissão: 8 velocidades automática

DISPONÍVEL NAS VERSÕES:
XE PURE
XE R-SPORT
Comprimento total (mm): 4672
Largura total sem os retrovisores (mm):1850
Largura total com os retrovisores vão livre (mm): 2075
Altura total (mm): 1416
Distância entre eixos (mm): 2835
Diâmetro de giro (m): 11,66
Capacidade do porta–malas (litros): 455
Peso em ordem de marcha kg: 1530
Peso bruto do veículo kg: 2120