Jaguar F-PAC / Desempenho e luxo

emocao-jaguar-01

Desde 1922, quando William Lyons e William Walmsley, dois amantes de motocicletas, fundaram a Jaguar, a empresa jamais desviou o foco de aliar desempenho e luxo em seus veículos. Esta filosofia é novamente revelada no F-PACE, primeiro SUV produzido em toda a história da marca do Reino Unido. O novo modelo que está desembarcando no Brasil traz elementos do superesportivo recém-lançado Jaguar F-TYPE. O F-PACE também foi criado para oferecer agilidade, capacidade de resposta e refinamento.

Será disponibilizado em três diferentes versões. A de entrada, Prestige, equipada com o novíssimo motor Ingenium de 2.0 litros a diesel com 180 cv, é voltada ao consumidor que busca autonomia e maior conforto em viagens. A versão intermediária, R-Sport, incorpora motor V6 a gasolina de 3.0 litros com 340 cv e se destaca pelo desempenho na estrada e na cidade.

emocao-jaguar-02

Já a versão S, a topo de linha, é totalmente focada em desempenho. Recebeu o motor V6 a gasolina de 3.0 litros e 380 cv, que também equipa a série limitada First Edition, a qual terá apenas 19 unidades disponíveis para venda no mercado brasileiro.

Exatamente em função do desempenho os engenheiros disponibilizaram o motor 3.0 V6 Supercharged a gasolina, o mesmo do superesportivo F-TYPE, que leva o F-PACE da imobilidade aos 100 km/h em apenas 5,5 segundos e a 250 km/h de velocidade máxima, controlada eletronicamente. Todas as versões trazem de série o sistema de transmissão automática ZF de oito velocidades, com opções para trocas por meio de borboletas situadas atrás do volante. A relação de marchas garante conforto em velocidade de cruzeiro e excelente desempenho em retomadas.

Com a influência do F-TYPE indo além da motorização, o F-PACE foi desenvolvido com uma arquitetura predominantemente em alumínio. O design arrojado combina linhas puras, uma traseira marcante, saídas de ar e faróis característicos. O primeiro SUV produzido pela Jaguar traz também, de série, uma grande gama de itens como tração integral, faróis de neblina, bancos com ajustes elétricos, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro e painéis, portas, bancos e volante revestidos em couro de alta qualidade.

emocao-jaguar-03

Na parte dianteira o modelo conta com três entradas de ar bastante largas com grades em preto que reforçam sua aparência esportiva. Os faróis em LED e os vincos do capô ressaltam o aspecto moderno e agressivo.

O Jaguar F-TYPE de tração integral compartilha outras tecnologias com o novo F-PACE. O torque sob demanda é uma delas. Em condições normais de direção, o torque é enviado 100% para o eixo traseiro, mantendo a característica de tração traseira, mas pode chegar à distribuição de 50/50 dependendo da situação do terreno, processo comandado pelo Intelligent Driveline Dynamics. A transferência de torque acontece em menos de 165 milisegundos.

emocao-jaguar-04

O F-PACE também está equipado com a tecnologia All Surface Progress Control, que permite ao motorista focar no controle apenas do volante em situações de terreno escorregadio, como neve, gelo e grama molhada, por exemplo, enquanto o sistema ajusta o acelerador e o freio do veículo.

O F-PACE ainda tem disponível o Head-Up Display, tecnologia que projeta informações importantes do veículo no para-brisa para que o motorista mantenha a atenção no seu percurso, além de controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego e assistência para estacionar, que auxilia o motorista por meio de um monitoramento de 360º do entorno do veículo.

emocao-jaguar-05

Frente a tantos recursos da moderna indústria automobilísticamundial, assim Ian Callum, diretor de design da Jaguar, traçouo perfil do novo F-PACE: “Ao permanecer absolutamente fielaos nossos princípios, ele é imediatamente reconhecívelcomo um Jaguar. Nós projetamos o que eu considero ser oveículo mais atraente e mais equilibrado de sua classe”.

emocao-jaguar-06

JAGUAR F-PACE PRESTIGE

MOTOR
Cilindros/válvulas por cilindro: 4/4
Diâmetro/curso (mm): 83/92,35
Cilindrada (cc): 1.999
Potência máxima (cv): 180
Disponível em (rpm): 4.000
Torque máximo (Nm): 430
Disponível em (rpm): 1.750-2.500
Taxa de compressão: 15,5+/-0,5
Transmissão: 8 velocidades automática

PERFORMANCE
Aceleração de 0 a 100 km/h em segundos: 8,7
Velocidade máxima (km/h): 208

DADOS TÉCNICOS
Distância entre as rodas dianteiras (mm): 1.641
Distância entre as rodas traseiras (mm): 1.654
Altura total (mm): 1.652
Distância entre eixos (mm): 2.874
Comprimento total (mm): 4.731
Largura total com os retrovisores vão livre (mm): 2.175
Largura total sem os retrovisores (mm): 2.070
Vão livre (mm): 213
Altura da cabine – dianteira (mm): 1.007
Altura da cabine – traseira (mm): 977
Diâmetro de giro (m): 11,87
Capacidade do porta malas (litros): 508
Peso bruto do veículo (kg): 2.460

JAGUAR F-PACE R-SPORT

MOTOR
Cilindros/válvulas por cilindro: 6/4
Diâmetro/curso (mm): 84,5/89
Cilindrada (cc): 2.995
Potência máxima (cv): 340
Disponível em (rpm): 6.500
Torque máximo (Nm): 450
Disponível em (rpm): 4.500
Taxa de compressão: 10,5
Transmissão: 8 velocidades automática

PERFORMANCE
Aceleração de 0 a 100 km/h em segundos: 5,8
Velocidade máxima (km/h): 250

DADOS TÉCNICOS
Distância entre as rodas dianteiras (mm): 1.641
Distância entre as rodas traseiras (mm): 1.654
Altura total (mm): 1.652
Distância entre eixos (mm): 2.874
Comprimento total (mm): 4.731
Largura total com os retrovisores vão livre (mm): 2.175
Largura total sem os retrovisores (mm): 2.070
Vão livre (mm): 213
Altura da cabine – dianteira (mm): 1.007
Altura da cabine – traseira (mm): 977
Diâmetro de giro (m): 11,87
Capacidade do porta malas (litros): 508
Peso bruto do veículo (kg): 2.500

JAGUAR F-PACE S

MOTOR
Cilindros/válvulas por cilindro: 6/4
Diâmetro/curso (mm): 84,5/89
Cilindrada (cc): 2.995
Potência máxima (cv): 380
Disponível em (rpm): 6.500
Torque máximo (Nm): 450
Disponível em (rpm): 4.500
Taxa de compressão: 10,5
Transmissão: 8 velocidades automática

PERFORMANCE
Aceleração de 0 a 100 km/h em segundos: 5,5
Velocidade máxima (km/h): 250

DADOS TÉCNICOS
Distância entre as rodas dianteiras (mm): 1.641
Distância entre as rodas traseiras (mm): 1.654
Altura total (mm): 1.652
Distância entre eixos (mm): 2.874
Comprimento total (mm): 4.731
Largura total com os retrovisores vão livre (mm): 2.175
Largura total sem os retrovisores (mm): 2.070
Vão livre (mm): 213
Altura da cabine – dianteira (mm): 1.007
Altura da cabine – traseira (mm): 977
Diâmetro de giro (m): 11,87
Capacidade do porta malas (litros): 508
Peso bruto do veículo (kg): 2.500