Audi TT – personalidade e tecnologia

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Por Percy Faro / Fotos: Eduardo Sardinha

Mais de 100 anos já se passaram desde o nascimento do Tip A, primeiro veículo da marca identificada mundialmente pelas quatro argolas entrelaçadas, até a chegada no Brasil dos Audi TT Coupé e TT Roadster, ambos da terceira geração dos desejados esportivos caracterizados pela forte personalidade de design, qualidades dinâmicas e incorporação de processos inovadores de construção e de sistema de propulsão. Em outras palavras, a montadora alemã mantém acesa a chama de sua filosofia, “Na vanguarda da tecnologia”.

O Coupé, oferecido ao consumidor brasileiro em duas versões – Attraction e Ambition (à venda desde maio) –, e o Roadster (que chegará ao mercado ainda no segundo semestre deste ano apenas na versão topo, Ambition) são equipados com a motorização 2.0 Turbo FSI, agora com 230 cv e câmbio S tronic com seis marchas e dupla embreagem. Os modelos também trazem de série o Virtual Cockpit da Audi, precursor da principal vanguarda no design do painel de instrumentos.

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O primeiro Audi TT Coupé foi lançado em 1998, trazendo uma revolução no design. Com uma linguagem visual enriquecida por detalhes nostálgicos em diversos pontos da carroceria e do interior, o modelo se tornou um ícone com um grande carisma. Já na segunda geração, em 2006, o TT assumiu estilo ainda mais esportivo com linhas retas e definidas.

Nesta terceira geração o modelo renova seu design, realça a esportividade e amplia os recursos tecnológicos. Exemplo disso ocorre quando o carro atinge 120 km/h e um spoiler se abre automaticamente na tampa do porta-malas para melhorar ainda mais a estabilidade do veículo. Todas as versões trazem duas grandes ponteiras de escapamento redondas, inspiradas no TT original e localizadas um pouco mais ao centro do parachoque. A dianteira do novo TT Coupé é dominada pelas linhas horizontais. A grade singleframe é mais larga e baixa que a do modelo anterior. Começando pelos cantos superiores da grade, linhas afiladas correm formando um V sobre o capô, que ostenta ao centro os quatro anéis da Audi, de forma semelhante como ocorre no superesportivo Audi R8.

As entradas de ar possuem elementos que direcionam parte do fluxo aerodinâmico da dianteira para as laterais do carro. Os faróis, agora mais afilados, dão à face do novo TT um aspecto de determinação. A versão Attraction tem faróis bi-xenon como equipamento de série. No TT Ambition, os faróis são inteiramente de LEDs.

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O interior é outra prova da personalidade esportiva do novo Audi TT. Assim como no lado de fora, linhas e superfícies horizontais dão ênfase à largura interna do carro. Visto de cima, o painel de instrumentos lembra a asa de um avião. As saídas de ar redondas – itens clássicos do TT – são inspiradas nos motores a jato, com seu design lembrando turbinas.

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Muitos detalhes do perfil do modelo lembram a primeira geração deste ícone esportivo. A tampa de acesso ao tanque no lado direito é formada por um círculo cercado por parafusos. Um leve toque no logotipo TT basta para abri-la, mais uma reminiscência da primeira geração. A novidade é que não há mais uma tampa rosqueada sob a abertura – a mangueira pode entrar diretamente no bocal do tanque, como acontece nos carros de corrida.

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Na configuração de 2+2 assentos, o novo TT Coupé é um esportivo altamente adequado para o uso diário.

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Audi TT 2.0 TFSI S tronic attraction 2015
Motorização: 2.0
Alimentação: injeção direta
Combustível: Gasolina
Potência (cv): 230
Cilindrada (cm3): 1.984
Torque (Kgf.m): 37,7
Velocidade Máxima (Km/h): 250
Tempo 0-100 (Km/h): 5.9
Consumo cidade (Km/L): N/D
Consumo estrada (Km/L): N/D

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Dimensões
Altura (mm): 1353
Largura (mm): 1832
Comprimento (mm): 4177
Entre-eixos (mm): 2505
Peso (kg): 1335
Tanque (L): 50

Porta-malas (L): 305
Ocupantes: 4
Câmbio: Dupla embreagem manual-sequencial
com modo automático de 6 marchas
Tração: Dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão dianteira: Suspensão Tipo McPherson
com barra estabilizadora, roda tipo independente e
molas helicoidais.
Suspensão traseira: Suspensão Tipo multibraço
com barra estabilizadora, roda tipo independente e
molas helicoidais.
Freios: Quatro freios a disco com dois discos
ventilados.

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EMB-314 | A-29 SUPER TUCANO
Monomotor monoplace e biplace
Limite de carga G: +7 a -3,5
Motor: P&W PT6A-68C 1.600 SHP
Hélice: Hartzell Pentapá
Peso vazio: 3.200 kg
Peso máximo de decolagem: 5.400 kg
Velocidade máxima nivelada: 590km/h
Velocidade de cruzeiro: 520km/h
Autonomia: 3h20 min (tanques internos)
Alcance: 1455 km
Assento ejetável: Martin Baker MK 10