Audi Q7 – Nova referência

emocao-34-a-01

Textos: Percy Faro / Fotos: Lalo de Almeida

A marca dos quatro anéis entrelaçados opera em mais de cem países, emprega mais de 80 mil pessoas e sua estratégia é focada no princípio da sustentabilidade em seus produtos e processos. Com respeitáveis referências no mundo do automóvel, acaba de desembarcar no Brasil mais um representante do grupo alemão, o Q7, nova geração do modelo topo de linha da gama de utilitários esportivos da Audi.

Importado apenas na versão Ambition, é ligeiramente menor externamente e com maior espaço interno em relação ao modelo anterior. Também ficou mais leve, ganhando em economia, eficiência ambiental, dinamismo e dirigibilidade.
Conta com tração integral permanente quattro, associada à transmissão automática Tiptronic de oito marchas e ao novo motor V6 3.0 TFSI com compressor e injeção direta de combustível. Por isso, o maior SUV da Audi está mais esperto.

razao-34-b-02

Acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,1 segundos e atinge velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
Com potência de 333 cv e 28% mais econômico em comparação ao antecessor, incorpora como item de série o sistema start-stop inteligente — quando o motorista deixa o carro rolar ao chegar a um sinal vermelho, por exemplo, ele desliga o motor antecipadamente, antes que a parada seja completa.

A tecnologia avançada é marcante no novo Q7. Outro exemplo é o revolucionário Audi Virtual Cockpit, um painel totalmente configurável pelo usuário, que mostra as informações à altura dos olhos do motorista por meio do head-up display.

razao-34-b-03

Com sistemas mais práticos de informação e entretenimento do que a versão anterior, o sistema conecta o usuário à internet e todos os seus recursos.

Nenhum outro modelo do segmento oferece tantos sistemas de assistência ao motorista como o novo Q7. Entre os itens de série há o assistente de atenção, que analisa o comportamento do motorista e emite um alerta quando houver indicação de que ele esteja perdendo a concentração.

razao-34-b-04

Outros itens incluem o hold assist (assistente de parada),limitador de velocidade ajustável, sensor de estacionamento traseiro e o sistema de segurança Audi pre sense básico, que interage com diferentes recursos do carro e, caso detecte uma condição de direção instável, pode iniciar medidas preventivas para proteger os ocupantes do veículo.

Uma inovação no segmento do Q7 é a direção nas quatro rodas. O Audi drive select tem até 12 módulos tecnológicos que resultam em eficiência e conforto. O eixo traseiro dinâmico (opcional), por exemplo, permite a direção nas quatro rodas, ao esterçar as traseiras em até 5 graus na mesma direção ou em oposição às dianteiras, dependendo da situação.

razao-34-b-05

Com este recurso extra o SUV fica mais ágil e o raio de curva diminui em um metro, o que é claramente percebido pelo motorista ao manobrar e estacionar.

Externamente, o novo Q7 está mais esguio, com linhas harmoniosas e imponentes colunas do teto para reforçar a percepção de estabilidade e espaço. Internamente oferece um dos interiores mais espaçosos do segmento de SUVs premium. Em termos de espaço para joelhos, ombros e cabeça, o Q7 supera até mesmo as dimensões de seu antecessor, apesar de como um todo ser ligeiramente mais compacto.

Os passageiros podem embarcar confortavelmente em razão das amplas portas com aberturas altas.
Opcionalmente, a Audi fornece a configuração de sete lugares para o Q7. Todos os bancos da segunda e terceira filas têm fixação Isofix para cadeirinhas infantis. Até seis cadeirinhas para crianças podem ser instaladas no novo Q7, inclusive no banco do passageiro da frente.

razao-34-b-06

O Q7 revela também um novo item no portfólio de conexão da Audi. A nova interface para smartphones traz o Apple Car Play e o Android Auto. Se o motorista se conectar com um telefone móvel iOS ou Android à porta de acesso USB,o sistema se abre na interface.

Ambos são integrados à filosofia de operação da Audi — as aplicações podem ser controladas pela voz, pelo botão rotativo e de pressão e pelo volante multifuncional.

razao-34-b-07

Uma nova experiência sonora também está presente no carro. Para felicidade dos fãs sofisticados da alta fidelidade, é disponibilizado o sistema Bose 3D, com som tridimensional cujo coração é um amplificador de 558 watts com 15 canais que utiliza 19 alto-falantes.

O novo Q7 chegou, portanto, para reafirmar que a história da Audi é e continuará a ser sempre fundamentada na filosofia “Na vanguarda da técnica”.

Audi Q7 3.0 TSFI

MOTOR
A gasolina, dianteiro, longitudinal, seis cilindros, quatro válvulas
por cilindro. Injeção direta de combustível e turbo compressor
com intercooler.

Cilindrada (cc): 2.995 cm³
Potência máxima: 333 cv disponíveis entre 5.500 e 6.500 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h: 6,1 segundos
Velocidade máxima: 250 km/h
Torque máximo: 44,9 kgfm entre 2.900 e 5.300 rpm
Transmissão: Câmbio automatizado de oito velocidades à frente e uma a ré. Tração integral. Oferece controle eletrônico de tração.
Suspensão: Dianteira independente com molas helicoidais e triângulos de alumínio. Traseira independente com barra de direção e eixo estabilizador. Controle de estabilidade de série.
Pneus: 255/60 R 18.
Freios: Discos ventilados na frente e atrás. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Utilitário esportivo em monobloco com quatro portas e cinco lugares.
Comprimento: 5,05 m
Largura: 1,97 m
Altura:1,74
Entreeixos: 2,99 m de distância.
Peso: 2.045 kg
Capacidade do porta-malas: 890 litros, podendo chegar a 2.095 litros com o rebatimento dos bancos traseiros.
Capacidade do tanque de combustível: 85 litros.