A Esquadrilha da Fumaça

emoca-esquadrilha

Esquadrilha da Fumaça é o nome popular do Esquadrão de Demonstração Aérea – EDA, organização militar da Força Aérea Brasileira – FAB, que faz demonstrações com o intuito de divulgar a FAB e suas atribuições no Brasil e no exterior.

Nasceu da iniciativa de jovens instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, no Rio de Janeiro, que, em suas horas de folga, treinavam acrobacias em grupo, com o objetivo de mostrar aos cadetes a capacidade e segurança dos aviões, incutindolhes confiança e motivando-os para a pilotagem militar.

A primeira demonstração oficial se deu em 1952, e o primeiro avião foi o norte-americano NA T-6 Texan, utilizado até 1977. A equipe chegou a operar os jatos de fabricação francesa T-24 Super Fouga Magister, o T-25 Universal e os turbo-hélices de treinamento T-27 Tucano, fabricados pela Embraer. Hoje, as aeronaves utilizadas são os Embraer A-29 Super Tucano. Em 2002, ano do cinquentenário, a Esquadrilha da Fumaça entrou para o Guinness World Records quando onze aviões em voo invertido percorreram 3 mil metros, em formação até então inédita.

As apresentações – gratuitas – contam com sete pilotos em sete aeronaves. Cada posição de voo tem uma função. A agenda de demonstrações é definida pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica – CECOMSAER, mediante análise de alguns fatores e requisitos.

Para solicitar uma demonstração, entre em contato diretamente com o CECOMSAER: programacao_eda@fab.mil.br, confirmando pelo telefone (61) 3966-9699.